Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

NFS + /etc/fstab + Debian Squeeze

Você também ja teve problemas para fazer com que o Debian Squeeze monte partições NFS pelo fstab diretamente no boot? Pois é esses dias tive um problema assim. Eu coloquei uma linha simples no /etc/fstab como esta a seguir:

172.16.100.1:/home/rafael/Comp/pacotes/squeeze_i386   /var/cache/apt/archives       nfs          defaults     0       0
(isto é uma linha apenas e não duas)
Esta linha de configuração monta um diretório compartilhado do IP 172.16.100.1 chamado /home/rafael/Comp/pacotes/squeeze_i386 diretamente no ponto de montagem /var/cache/apt/archives utilizando o sistema de arquivos nfs com opções defaults sem dumpfs e sem checagem do fsck (opções 0 0). Para que não está habituado com o NFS na máquina servidora 172.16.100.1 tenho um arquivo /etc/exports criado da seguinte maneira:

/home/rafael/Comp/pacotes/squeeze_i386      172.16.100.0/24(rw,sync,no_subtree_check,no_root_squash)
(isto é uma linha apenas e não duas)
Que mostra o diretório que quero compartilhar seguido de quem poderá acessar (rede 172.16.100.0/24) e as opções de acesso (rw,sync,no_subtree_check,no_root_squash).

Resumidamente o servidor NFS é um "repositório" de pacotes para N clientes (máquinas virtuais no meu VirtualBox).

Bom agora com essa "breve" explicação vamos dar continuidade ao problema em questão. Quando iniciava a máquina virtual cliente obtinha esse erro:


Esta linha me diz claramente que existe um diretório que impede a montagem do NFS propriamente dito! Garimpei muita informação na internet até encontrar algo que me ajudou (talvez) ...

http://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?bug=390404

Nestes comentários encontrei muita coisa nada a ver mas vi uma linha (tosca) que me ajudou muito! Descobri que basta simplesmente remover esse diretório que mostra erro na inicialização para que meus problemas fossem resolvidos! Então vamos lá:

# rm -rf /var/run/network/mountnfs

Após isso reiniciei a máquina e não tive mais problemas! NENHUM problema até agora!

Espero que esta dica ajude alguém que esteja batendo a cabeça como eu estava!

Abraços!

Um comentário:

Leonardo Rocco disse...

Caro colega, muito obrigado! :))