Páginas

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A Telefonica não presta suporte a clientes Linux

Estava eu aqui na minha humilde residência twittando e fazendo meu SSH ficar sem Banner (depois colocarei aqui no blog se der certo :D) daí precisei baixar o OpenSSL via aptitude pois estava compilando o SSH na mão, eis que fico sem conexão com a Internet, até ai tudo bem, isso sempre nos acontece em nossos momentos mais inoportunos da vida, o problema é que eu estava caindo mais do que cego em lamaçal na data de hoje! Aí me revoltei pois estava realmente querendo terminar de tirar o banner do SSH (como experiência :D) e liguei no famoso número 10315. Esperei.... Esperei.... como sempre, até que me atenderam.

Operador:
- Boa noite! Com quem eu falo?

Rafael:
- Rafael

Operador:
- Qual o problema Sr.?

Rafael:
- Não consigo me conectar a internet

Operador:
- Qual o nome do assinante da linha? E qual a rua?

Rafael:
- XXXXX

Operador:
- Você já tem protocolo?

Rafael:
- Não!

5 min depois...

Operador:
- Obrigado por esperar, seu protocolo é XXXX

Rafael:
- Obrigado

Operador:
- Qual erro está aparecendo?

Aqui nesta hora paro para me perguntar do que ele estava falando! Meu eu não tinha erro, meu pc não tava com pau, estava usando o pppoeconf no Debian Lenny, o log não me acusava erro nenhum, mas sim ausência de sinal!

Rafael:
- Eu não tenho erro, eu uso Linux

Operador:
- Me desculpe Sr. mas a TELEFONICA não presta suporte a sistemas Linux

Rafael:
- Então você está me sugerindo a trocar de provedora de serviços?

Operador:
- Não foi isso que quis dizer Sr. só disse que não prestamos suporte a sistemas Linux

Rafael:
- Tá, então você pode verificar meu sinal?

Operador:
- 1 minuto por favor

Nesta hora minha boca já estava espumando, acreditem!!! Depois o operador verificou, verificou, verificou, mando reiniciar o pc (isso porque não precisava fazer isso pois uso Linux!), mando reiniciar o modem (se pudesse ele mandava reiniciar até meu cérebro) e por fim chegou a seguinte conclusão....

Operador:
- Sr. não conseguimos resolver seu problema, acredito que o problema possa estar no filtro do telefone, se o Sr. puder quando desligar o telefone retire o filtro do telefone e tente se conectar novamente, caso não consiga entre em contado com a central de relacionamento novamente e fale seu protocolo que mandaremos um Técnico até sua casa.
- Mais algo em que possa ajudá-lo Sr.

Rafael:
- Não obrigado

Por isso eu digo, se você não usa Windows não contrate a Telefonica como provedora de Internet pois eles não te darão suporte! A meia noite e meia por milagre divino consegui me conectar a internet, com filtro, sem filtro, com o mesmo notebook Dell Vostro 1000 com Debian Lenny 5.0 (GNU/Linux) ...

Tirem suas conclusões e comentem!
Abraços e boa noite

Post to Twitter Post to Facebook

7 comentários:

Mais um amigo do Protógenes disse...

Cara, essa telefonica é uma MERDA, haaa com eu queria que no Brasil houvesse grupos terrorista...kkkkkkkkkkkkkkkkkk
só pra meter umas bombos nos DGs da Telefonica ah e aproveitar os retos de bombas e socar nos pedagios.
kkkkkkkkkkkkkk

Afonso Jr. disse...

Ola...
Pow acho que isso não é só da telefónica, a oi aqui do rio e a mesma coisa...
Uma alternativa que sempre uso em minha casa e casa do clientes que atendo é rotear o moden e um dhcp, nao que o linux não faça essa tarefa com perfeição, mas sim de tentar evitar esses atritos com as operadoras!!

Rafael Henrique disse...

Afonso Jr. rotear meu modem não evitaria meu problema pois de qualquer forma não usaria um cliente dhcp do RWindows e sim um cliente dhcp do Linux (dhclient) que de acordo com a Telefonica "não damos suporte a Linux", portanto acho que essa solução se torna invíavel. O viável seria a Telefonica criar vergonha na cara e atender clientes Linux, pois os protocolos que o Linux usa são os mesmos do RWindows e nada difere seu funcionamento dentro do RM-OSI.

Tontinho disse...

Rafael...
eu acho que não tem nada de mais a merdafonica não dar suporte pro Linux porque nem pro ruindows ela dá também.

E, com certeza, se você usa o Linux é porque você tem muito mais conhecimentos que aqueles merdas dos "técnicos de suporte".

O que eu faço sempre,é falar pra aqueles merdas o que eles querem ouvir:
Que eu uso o (argh) Windows XP, o Internet Explorer v.8, que o meu PC tem 2Gb de ram, o meu HD tem 500G, o processador é um Pentium Quad core, etc.

Ou seja, tudo acima da configuração recomendada por eles (é lógico que é mentira).

E falo pros orelhudos que, na janelinha que apareceu na tela, tá escrito "Falha de Conexão", mas ai eles falam que vão verificar e coisa e tal mas não resolvem merda nenhuma e como você mesmo disse, é só por Deus mesmo.

Bom, é isso ai...

Que a força esteja com você e Feliz Ano Novo.

Adinalzir disse...

Caro Rafael

Aqui no Rio é a mesma coisa. Só tem gente incompetente nessas operadoras. Infelizmente, nenhuma delas ainda entrou na era do Linux, continuam enxergando apenas o Windows. São todos uns titicas!!!

Que eles encontrem o Linux em 2010 e você a luz no Ano Novo!

Vox Nullus disse...

Rapaz eu tive esse mesmo problema com a Oi-Velox. E o pior de tudo, eu nao utilizo Ubuntu, eu uso Sabayon, td bem q quase ninguem conhece o sabayon e talz... mas é Gnome, procedimentos para ppoe tudo igualzinho. o carinha nem sabia o q q eh pppo
Putz....
resolvi depois resetando meu modem. Q raiva viu?

aparece ae no www.evollux.net

sev disse...

a telefonica é um lixo, nós pagamos para ser maltratados.

cancela sua linha urgente.