Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2009

O tio vendedor de poemas

Faz um bom tempo que eu não posto gente... mas estou preparando algo quente pra vocês... vai demorar pra terminar, mas logo logo Rafael volta ao Dicas-l, ao Viva o Linux e ao seu próprio blog :D...

Bom deixando isso de lado, gostaria de contar uma história a vocês:

Estava eu esperando o ônibus para uma cidade que eu nunca havia ido antes, eis que surge um tio vendedor de poemas, que me fez despertar de muitas lembranças sobre o Software Livre e sobre a primeira programadora conhecida da história, Ada Lovelace filha de Lord Byron (o tal poeta lá)...

O que achei legal foi a observação do tio... "Pode ver, pra ver não paga, se gostar e quiser levar pra frente ai você me dá algum trocado"

Achei isso um máximo! Não sei se vocês estão achando esta história idiota, mas ele ganha o dinheiro dele assim! Ou seja o cara tem que ser um excelente poeta pra conseguir ganhar a vida assim!

Por isso lembrei do Software Livre, pois muita gente diz assim "Como vou ganhar dinheiro com isso?" ou coisas tolas assim .."Não posso mostrar meu código senão vão copiar e ganhar dinheiro em cima do que eu fizer", todos sabemos que a GPL protege seu nome! Ou seja se você fez o Software você tem que ter seu nome nas versões que "nascerem" do seu Software, falando que o Software Novo foi baseado no seu Software!

Além do mais muitos não conseguem ver mercado em mostrar seu código antes de vendê-lo, sendo que eu acho pra mim o que parece ser estranho é fechar o código e vendê-lo, pois quem compra não sabe o que está comprando!

Esse é o caso do poeta! Alguém que vende o que faz pois é apaixonado pelo que faz, e sente vontade de mostrar o quanto ele é bom mostrando seu poema antes de simplesmente vendê-lo, fechado!

Acredito que um dia o mercado será dominado pelas pessoas que gostam de desenvolver software de verdade.. e espero que esta profissão morra um dia.. desculpem-me programadores e desenvolvedores comerciais.. mas as aplicações OpenSource e Free crescem cada vez mais! O mercado muda! Tudo muda!


Pensem nisso! Pensem livre!

2 comentários:

Soul En disse...

Precisa atualizar o blog hein XD

Rafael Henrique disse...

Preciso é ter tempo pra fazer isso uhahuauha, ta complicado